Fifa revela mascotes da Copa do Mundo de 2026: Maple, Zayu e Clutch

A cerca de nove meses do início da Copa do Mundo de 2026, a Fifa apresentou oficialmente os mascotes que representarão os três países-sede do torneio. O Canadá será simbolizado por Maple, um carismático alce; o México por Zayu, um vibrante jaguar; e os Estados Unidos por Clutch, uma imponente águia-careca.

Cada mascote carrega atributos que refletem a identidade e a cultura do país que representa. Maple é descrito como um “artista apaixonado pela cultura urbana, entusiasta da música e goleiro dedicado”, que encontrou seu propósito por meio da “criatividade, resiliência e autenticidade”. Zayu, o jaguar, homenageia a “herança rica e o espírito vibrante” do México: um atacante símbolo de celebração cultural e conexão, que leva consigo o coração mexicano em forma de música e dança. Já Clutch, a águia-careca, atua no meio de campo, “unindo pessoas por onde passa e mostrando que o verdadeiro voo é guiado por propósito, paixão e diversão”.

Além de estrelarem campanhas oficiais, os mascotes também estarão presentes no universo dos jogos digitais da Fifa. Em 2026, será lançado o Fifa Heroes, um game estilo fliperama que reunirá lendas do futebol e personagens fictícios, disponível para celulares, tablets e consoles. O trio também poderá ser escolhido no jogo FIFA Super League Soccer, dentro da plataforma Roblox.

Veja o vídeo de apresentação dos personagens em: https://www.youtube.com/watch?v=QR52cerl0CQ